Os papeis.

Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Homem e mulher são iguais perante Deus. Não há superioridade entre eles, mas cada um tem um papel a exercer.
Tudo o que Deus faz tem um propósito, inclusive o homem e a mulher.
Há os papeis comuns a eles, como obediência a Deus, transmissão do Evangelho, uso dos dons dados por Ele, entre outros. Mas existem os papeis específicos, que se sobressaem no casamento, já que foi este o maior propósito de Deus: unir o homem e a mulher, a fim de constituir família e se multiplicar.
Afinal, que papeis são esses?
Ao homem cabe ser o responsável pelo seu lar e pela sua família. Ele é o provedor e o mantenedor da casa, assim como a autoridade do lar. O homem, sendo marido e pai, é o cabeça da casa, o dirigente.
À mulher cabe o papel de auxiliadora do marido na obediência a Deus, o papel de companheira, dando ao marido o conforto necessário. É papel da mulher a administração dos afazeres domésticos e o cuidado dos filhos.
E assim, homem e mulher se completam. Deus fez cada um na medida certa.
Quando um homem e uma mulher buscam em Deus aquele que foi separado e escolhido para ser o seu par, as características de cada um completam ainda mais o outro. Assim como Deus separou Eva da costela de Adão, eu creio que Deus une as pessoas desde a sua formação. Nós é que bagunçamos tudo isso, querendo sempre fazer do nosso jeito, sem saber esperar.
Quando um casal se une diante dos propósitos de Deus e vive em comunhão com o Senhor, tem muito mais facilidade em compartilhar desde os mais simples desafios do casamento até os momentos ruins pelos quais podemos passar. 
E por que a comunhão com o Senhor? 
Se estamos afastados de Deus, tendemos a inverter os papeis. A mulher passa a ser a dominadora e o homem perde o controle. Tende a se preocupar mais com o trabalho do que com sua família. E as insatisfações tendem a dominar.
Tudo neste mundo que está afastado de Deus tende a ruína, por não ser a excelência que deveria de ser. Necessitamos do Pai. Não somos nada sem Ele. Com Ele tudo se torna mais fácil, inclusive o cumprimento de nossos papeis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios - Efésios 4.17-32

Temor, obediência e respeito

Testemunho Ap. Rina sobre Chorão.