A santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios - Efésios 4.17-32

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. (acham que sabem de tudo)

Entenebrecidos no entendimento (acham que sabem da verdade), separados da vida de Deus pela ignorância que há neles (infelizmente não conhecem a verdade, única verdade, que é a Palavra do Senhor. Eu também era ignorante. Vivia sem a verdade, achando que sabia viver...), pela dureza do seu coração (muitos insistem em negar o conhecimento da Palavra, insistem em ficar endurecidos, sem se entregar a Deus de verdade);

Os quais, havendo perdido todo o sentimento (quem vive longe de Deus não conhece o amor de verdade. O verdadeiro amor se encontra em Jesus Cristo. Só vivendo com Jesus para entender o que é amar), se entregaram à dissolução (é tão comum e tão fácil a separação para os gentios. Casamentos dissolvidos, irmãos brigados... quem não tem Deus, vive mais para si mesmo do que para os outros), para com avidez cometerem toda a impureza (é só o que vemos: com muita pressa, os gentios tem cometido tudo o que é barbárie neste mundo).

Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus (quem é convertido e crente de coração, tem a presença constante do Espírito Santo e aprende o bem diretamente de Jesus);

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente (todo o meu passado é apagado, e, em Cristo Jesus, nova criatura sou. O Espírito Santo vive em mim, guiando-me, corrigindo-me, chamando-me a atenção se ainda cometo algo que não devo);

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (o novo homem caminha em direção à santidade, à perfeição de Cristo Jesus).

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (quem é de Cristo, faz parte da igreja de Cristo, que aqui na terra é o próprio Corpo de Jesus. Todos os crentes são membros do mesmo corpo).

Irai-vos, e não pequeis (não devemos aceitar a mentira, ser negligentes com o crime, ou pacientes com corrupção ou a miséria, mas nunca devemos pecar contra a vontade do Pai. Por isso o estudo da Palavra se faz tão fudamental nos dias de hoje. É a Palavra de Deus que nos ensina como proceder.); não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Não deis lugar ao diabo (o diabo está sempre cercando, pronto pra atacar a qualquer momento. Sejamos fortes e preparados. Armados com a Palavra e cheios do Espírito, para que não haja espaço pro inimigo agir).

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade (Deus é misericordioso e está sempre pronto a te perdoar, não importa o que tenhas feito).

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem (se o que vais falar não servirá para ajudar ou agradar alguém, fique calado, então. A boca não foi feita para falar bobagens, infâmias, mentiras...).

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção (cuide para não cometer aquilo que Deus não aprova.).

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


Que Deus abençoe a todos!
Amém.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Temor, obediência e respeito

Testemunho Ap. Rina sobre Chorão.